Você está adquirindo peças de meu acervo de artista, como em uma galeria.

nuances-e-consciencias-lu-paternostro
Processo de trabalho. Lu Paternostro

São peças especiais, muitas delas históricas, únicas, todas assinadas, e que fazem parte de um processo de trabalho de uma artista de mais de 40 anos de atividade.

Podem ser peças originais ou reproduções de originais, pinturas, desenhos em formatos grandes ou pequenos, peças de cerâmica, interferências artísticas, porcelana, objetos de arte. E por conta dessa variedade, cada peça poderá ter uma forma de entrega diferente.

Embora coloque o máximo de informações em cada uma delas na loja, podem ocorrer novas dúvidas que esse documento pretende esclarecer.

Mesmo assim, caso você tenha alguma outra questão, entre em contato comigo através de minha página de contato.

dona-panteona-noias-lupaternostro
Coleção Os Nhôs. Dona Panteona, de Lu Paternostro.

Revisão e atenção

Todas as minhas obras são filhas únicas e passam por minha revisão.
Por conta disso, algumas entregas podem demorar uns 15, 20, às vezes 30 dias para chegar até seu endereço.

Veja: você está adquirindo uma obra de arte que ficará em sua casa para toda sua vida e que pode valorizar a cada dia. Por isso, é importante entender que o tempo que levará para chegar até você deva ser um tempo de alegria, espera e curtição. Como uma gestação!

Tudo é acompanhado e comunicado a você para que se sinta seguro, assessorado e tranquilo! No processo de compra, o contato comigo será quase sempre direto.

E como quero você como meu cliente eterno, comprando outras peças e ideias minhas, quero que saia tudo direitinho e bem feito.

É muito importante que você entenda que as obras de arte não são produtos industrializados e por isso não são perfeitas. São objetos vivos.

Quando compramos um poster, um quadrinho de incentivo numa loja, compramos um produto industrializado, feito em quantidade, numa fábrica.

Um produto de arte é feito à mão, fica exposto num ateliê durante um bom tempo, pode passar por exposições! Considere tudo isso, pois é isso que dá uma força de tempo e história para ele.

Gaudio II. Peça de Acrílico. Lu Paternostro.


Quando você compra uma peça de uma galeria, você adquire, às vezes, um produto de muitos anos de vida e o tempo que o artista tem de vida na arte, junto ao seu nome, é o que faz o real valor de uma obra de arte.

Quando você compra uma obra de arte, você compra um nome, a história e o valor artístico desse nome e dessa obra!

Já pensou que você pode estar adquirindo uma peça única no mundo? Ou em tiragem altamente reduzida e, mesmo assim, únicas no mundo? Que uma peça assinada, sempre é única?

Esse valor é o que você adquire ao investir em obras de arte e em artistas que fizeram seu nome no mundo! Obras de arte são produtos que vêm do valor de vida e de experiência de um artista.  

processo-criacao-lu-paternostro
The Guest World InterContinental by Lu Paternostro

E por ser um produto tão especial e único, elaboramos algumas considerações e notas sobre as entregas, embalagens etc.

Notas Gerais

Sobre as entregas:

Em cada produto, informo o tipo e o tempo de entrega, quando o frete é gratuito e se você deverá entrar em contato comigo para combinarmos a forma de entrega de sua obra.
Isso ocorre porque armazeno minhas obras em locais variados e para cada uma, tenho uma logística diferente. Trabalho com os correios ou outras transportadoras, conforme local de entrega.

Peças pequenas como as de cerâmica, porcelana, acrílico, caixas ou telas e painéis até 50 x 50 x 50 cm, serão entregues via correio e o valor desta entrega será calculado, com seu CEP, na hora da compra.

Já as pinturas em telas ou painéis, podem ser montadas ou desmontadas dos chassis de madeira.

Para as telas enroladas, ou retiradas do esquadro de madeira, estas irão em embalagens via correio e o frete informado após entrar em contato com a artista.

Para as telas, painéis montados e obras que levam vidros/ molduras, a entrega será feita por transportadora de nossa confiança e o valor do frete comunicado ao cliente, após contato do cliente com a artista. Por isso, comunicamos, na loja, que, para estas peças, o cliente entre em contato com a artista para passarmos os valores.

Caso prefira trabalhar com sua transportadora, tudo bem, mas não nos responsabilizaremos por eventuais danos às peças.


Transportar obras de arte exige especialidade por parte da transportadora, pois se trata de produtos especiais, valiosos e frágeis. Por conta disso, todas as pinturas, montadas ou desmontadas de seus chassis, devem ser embaladas e protegidas como algo frágil e com os critérios de segurança usados por museus e galerias.

Sobre o frete:

Para as entregas dentro da cidade de Atibaia, o frete é gratuito.

O valor do frete será pago pelo cliente, exceto se houverem promoções no período. Para peças menores, utilizo o correio, cujo valor está no fechamento da compra e inserção do frete.

Para as peças maiores, o cliente precisará entrar em contato para acertarmos o frete.

Sobre o processo de entrega:

Durante o processo, cuido para que você seja informado de cada etapa! A ideia é trabalharmos com transparência e confiança para que quaisquer problemas que venham a ocorrer, sejam totalmente resolvidos e que você se sinta satisfeito e feliz para fazer a sua próxima compra!

Sobre as embalagens:

Minhas obras são embaladas com todo o cuidado, utilizando as técnicas de museu para que cheguem intactas ao destino. Todas são embaladas com papel de seda, plástico bolha e inseridas dentro de caixas do correio ou embaladas em papelão, totalmente lacradas. Desta forma ficam isoladas e protegidas de quaisquer impactos provocados pelas empresas de entrega. As reproduções em papel serão entregues em embalagens/ caixas de papelão.

As telas e painéis podem ser entregues no esquadro de madeira ou fora dele, enroladas, o que facilita sua entrega para qualquer lugar do mundo ou do Brasil.

Caso prefira que as telas sejam retiradas dos esquadros de madeira e enviadas enroladas para seu endereço, pedimos que entre em contato para combinarmos. As telas enroladas têm menos volume e peso, e podem reduzir o valor do frete.

Cada tipo de peça tem sua embalagem própria. Caso a embalagem seja especial, que pode ser usada como presente, aviso no próprio produto, na loja.

Todos os nossos produtos são fotografados, antes do envio, para uma completa documentação e para podermos rastrear aonde qualquer tipo de problema possa ter ocorrido.

Ao receber a entrega:

Ao receber a entrega, verifique se está tudo certo. A partir do momento que você recebe e aceita o produto sem verificá-lo, está avalizando que o produto chegou em perfeitas condições e foi aceito. Portanto fique atento para quaisquer avarias nas embalagens.  

Como há produtos que são muito bem embalados, com inúmeras camadas de proteção, a rapidez na sua abertura, usando estiletes, pode danificar a obra.

Abra as embalagens com cuidado, verificando aonde está passando o estilete ou objeto cortante. Um corte pode danificar definitivamente uma obra de arte e será necessário restauro de profissional para a correção.  

Sobre encomendas:

Algumas obras de meu site não têm em estoque, podendo ser encomendadas. Após o pagamento, entraremos em contato com você para acertarmos todos os detalhes e   acompanhamentos até a entrega do produto.

Sobre cancelamentos:

EVITE DEVOLUÇÃO: PROCURE SEMPRE OBSERVAR AS MEDIDAS DA OBRA PARA VER SE ELA CABE EM SUA PAREDE OU NO LOCAL QUE PRETENDE COLOCÁ-LA, EVITANDO RETORNOS QUE PODEM DANIFICAR A PEÇA, QUE É ÚNICA. SE PRECISAR DE UMA AJUDINHA, ENTRE EM CONTATO.

Cancelamento de produtos sob encomenda:

No caso dos produtos feitos sob encomenda (reproduções, por exemplo), os cancelamentos somente serão possíveis dentro do prazo de 03 dias após a confirmação do pagamento/ pedido. Após este prazo, as obras entrarão em produção e, caso precise cancelá-las, devolveremos apenas 50% do valor aprovado.

Para evitarmos esses problemas super desagradáveis, e se precisar, fale comigo para ajudá-lo em sua decisão de compra/ encomenda ou não.  Lembrando que todos os nossos produtos são fotografados, antes do envio, para uma completa documentação e para podermos rastrear aonde qualquer tipo de problema possa ter ocorrido

Cancelamento de compras de obras de arte:

Caso você receba a obra e não a queira mais, deverá reembalá-la de forma perfeita, para evitar todo tipo de avaria – fale comigo sobre isso que te enviaremos o procedimento correto – e o frete da devolução será por conta do cliente.

Tudo isso deverá ocorrer até 7 dias do recebimento da obra de arte no seu endereço. Após o recebimento do produto e a verificação de sua compleição e não verificada nenhuma avaria, devolveremos o dinheiro integramente.

No cancelamento, o frete é por conta do cliente:

Caso o cliente decida pela compra e, depois desista, o cliente deverá arcar com todos os custos de frete, seja de correio ou transportadora do endereço que foi feito a entrega até o seu retorno, no endereço estabelecido pela artista.

Obrigatoriamente deverá despachá-lo em sua embalagem original, cuidando para que volte ao seu destino sem nenhuma avaria. Após o recebimento do produto aqui em nosso endereço e verificação de sua compleição e não verificada nenhuma avaria, devolveremos o dinheiro integramente, excetuando-se o valor do frete, que deverá ser pago pelo cliente.

O cliente pode usar de sua transportadora ou deixar que a transportadora de nossa confiança cuide de todo o processo de entrega reversa, pago pelo cliente.

Lembrando que transportar obras de arte exige especialidade por parte da transportadora, pois se trata de produtos especiais, valiosos e frágeis. Por conta disso, todas as pinturas, montadas ou desmontadas de seus chassis, serão embaladas e protegidas com os critérios de segurança usados por museus e galerias.

O objeto devolvido deve estar em perfeito estado, sem sinais de uso ou avaria.
Portanto, pense muito bem antes decidir pela compra de uma obra de arte. Elas são únicas, exclusivas e valem muito!

Posso te ajudara decidir!

Na minha loja, mostro bem o produto com detalhes e fico à disposição para fazer uma simulação da obra em sua parede para auxiliá-lo na decisão. E se tiver alguma dúvida extra sobre os produtos apresentados, entre em contato.

Reitero que, se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo.

E acompanhe minhas novidades no Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e outras redes sociais!

Estou à disposição!

Lu Paternostro
Arte, design e multimeios