Ilustração "Armênios e a Dança Kochari", da série "Imigrantes do Brasil". 
 Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista.
Ilustração “Armênios e a Dança Kochari”, da série “Imigrantes do Brasil”.
Copyright Lu Paternostro. Proibida cópia, uso ou reprodução desta imagem sem a autorização da artista.
bt-compre-esta-imagem-aqui

Armênios

A Arménia é um país sem costa marítima, localizado na região da Transcaucásia e tem como capital, Erevã. Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia a norte, Azerbaijão a leste, e com o Irão e o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Armênia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa. O país recebeu influência de todos os países vizinhos.

Os armênios têm sua própria língua e alfabeto, que consiste em 38 letras, duas delas adicionadas durante o período ciliciano. 96% da população fala o idioma armênio e cerca de 75,8% fala também o russo, mas o inglês vem, cada vez mais, ganhando espaço entre a população.

Em 1915, mais de um milhão e meio de armênios são assassinados, mais precisamente degolados, num assassinato em massa cometido pelo Império Otomano. Esse episódio é negado até hoje pela República da Turquia. Este massacre foi considerado o primeiro genocídio do século XX. Até hoje a memória do Genocídio Armênio é relembrada no dia 24 de abril pelas comunidades Armênias do mundo todo, inclusive aqui no Brasil.


Discover the series of Lu Paternostro scarves, in special packages, limited editions. Exclusive and unique accessories| Conheça a série de lenços e echarpes de Lu Paternostro assinados, em embalagens especiais, tiragens limitadas. Assessórios exclusivos e únicos.


Os sobreviventes do massacre refugiaram-se na Síria, Egito, Chipre, Iraque, Grécia e Líbano, na época, território francês. Durante toda a década de 1920, os armênios emigraram, em massa, para várias partes do mundo sendo, em maior número para Europa, América do Norte e América do Sul. Era a Diáspora Armênia.

No Brasil acabaram indo para a cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, mas a maioria veio para a cidade de São Paulo, onde mais de 40 mil descendentes se estabeleceram. Na cidade de São Paulo muitos foram para a cidade de Osasco, outros para a cidade de Presidente Altino, afim de trabalhar na Cerâmica Hervy e no Frigorífico Wilson. Porém grande parte ficou na região central, próximo ao Mercado Municipal. Chegavam sem emprego e se viraram nas suas, vendendo como mascates, camelôs, em feiras. Muitos tornaram-se comerciantes e, posteriormente, grandes industriais. Na cidade de Osasco foi criada a “CAO – Comunidade Armênia de Osasco”. Em homenagem a esta etnia, ainda em São Paulo, existe a Estação Armênia do Metrô e um portal na web, o “Portal da Estação Armênia”, com notícias da comunidade, cultura, rádios, etc.

Por conta da geografia e história, a culinária Armênia é representada pela culinária mediterrânea e caucasiana, com fortes influências da Europa Oriental e do Oriente Médio, portanto influenciadas por seus países vizinhos.

Caracteriza-se pelos recheios, purês e coberturas na preparação de um grande número de carnes, peixes e legumes. Podemos encontrar muitos pratos da culinária árabe como as esfirras abertas de carne, esfirras fechadas de queijo, abobrinhas e berinjelas recheadas, os rolinhos de folha de uva, o quibe, a qualhada seca. O café árabe também é tomado na comunidade.



A Basturma, é um símbolo da gastronomia Armênia, uma carne de vaca seca ao sol, prensada, envolvida por condimentos. Ela foi criada quando, nos primórdios da civilização, os guerreiros e viajantes penduravam um pedaço de carne salgada no lombo dos cavalos para secar e conservar por longos períodos. Existem aproximadamente 23 tipos de Basturma feito com cavalo, carneiro, cabrito e aves em geral, entre outros. A peça fica parecida com um presunto cru e é comida em laminas fatiadas muito finas, quase transparentes. Na tradição armênia é consumido com ovos

A Sujuk é uma linguiça de carne de vaca também seca e picante, com temperos como cominho, pimenta vermelha e outros. Come-se como um salame, em fatias finas.

A Dança Kochari

Os Armênios formavam uma minoria com longa tradição cristã no Império Otomano Muçulmano.

A agressiva e vigorosa Dança Kochari remonta à esta época na qual estavam em desacordo com os governantes, é uma dança de intimidação executada tanto por homens como por mulheres.



A cultura Armênia é muito rica e profusa de danças e trajes com bastante bordados. Foi difícil escolher uma que a representasse.

Na imagem, em frente ás cores da bandeira Armênia, um casal representa a Kochari, dança que tornou-se patrimônio nacional e cultural do povo Armênio. É dançada em grupo, todos com as mãos dadas, mas destaquei o casal a fim de mar coerência formal para as ilustrações. Os homens levam um lenço nas mãos.

Ao fundo a esquerda, um homem toca o Nagara, um tambor, normalmente tocado com as mãos.

Os símbolos foram invenções minhas, não tendo relação direta com a cultura armênia, uma “licença poética”. 

_____________

Por Lu Paternostro
NOTA LEGAL: Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores.